Powered By Blogger

domingo, 1 de abril de 2012

Cemitério Massaranduba I - vídeo 4


Cemitério Massaranduba I - vídeo 4. Um cemitério luterano, organizado nas bases do associativismo e que na cidade de Massaranduba [SC], sem espaço museal, tem nos cemitérios a preservação da memória e a história da colonização, registrada nas lapidas cemiteriais.
" Nas tuas mãos entrego o meu espirito; tu me remiste, Senhor, Deus da verdade" Salmo - 31 - 5
Ademir Pfiffer - Historiador

Tags:

Pfiffer
Michelmann
wulf
Hinsching
Mueller
Janing
Fleming
Bublitz
Fröhlich
Fischer
Kassner
Kuppas
Bech
Heidecke
Jacobowsky
Reinke
Morsch
Ferreira
Schoene
Kreis
Jung
Meyer
Hotz
Heihstaedt
Sasse
Delling

Cemitério Massaranduba I - vídeo 3


Município de Massaranduba [SC],Cemitério Massaranduba I, comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Igreja Martim Luther [vídeo 3]. Organizado na forma do associativismo cemeterial, base sólida e de valor ligado à memória organizacional da imigração e colonização europeia.
O povo de ascendência europeia tem história e memória preservada, por força da organização e respeito ao seu legado cultural, disso deriva tradição, respeito aos seus antiqueridos.
Ademir Pfiffer - Historiador

Tags:

Pfiffer
Liesenberg
Fröhlisch
Borchardt
Tribess
Bublitz
Selonke
Fritzke
Wesolosowky
Kreis
Fischer
Skerke
Parasky
Boncowosky

Cemitério Massaranduba I - vídeo 2


Localizado no Município de Massaranduba [SC] o Cemitério Massaranduba I - vídeo 2. A presença da colonização europeia fica evidenciada nas lápidas, em peças tridimencionais de marmore ou granito, deitadas horizontalmente no solo, onde há simbologias da tradição cristã, datação e frases biblicas extraídas de textos da Biblia, o livro sagrado dos cristãos.
Neste vídeo está gravado a imagem do Senhor Felipe Manke, atual patrono da Unidade Estadual da Rede Estadual, estabelecida em Massarandubinha, área rural e produtora de arroz, banana e outras culturas agricolas.
Ademir Pfiffer - Historiador

Cemitério Massaranduba I - vídeo 1


Cemitério de Massaranduba I [Município de Massaranduba/SC], tem um espaço reservado à memória e difusão de genealogia europeia - pomeranos eslavos, alemães, poloneses.
As imagens revelam um fragmento da urbe dos mortos, mesclado pelas cores da terra, gramado e vasos floridos. Portanto, um ambiente harmônico condizente com a tradição do cristianismo ligado ao movimento do protestantismo.
A organização deste cemitério segue a tradição do associativismo cemiterial, conforme o costume organizacional dos nossos antepassados, os quais lançaram mão dessa iniciativa, também para a formação da Escola Estrangeira Alemã, Sociedade de Bolão e Tiro, Hospital e empreendedorismo, etc.
Ademir Pfiffer - Historiador

Tags:

Pfiffer
memória
arte sepulcra
Wachholz
Bublitz
Morsch
Korte
Rietter
Meyer
Kulling
Silva
Müller
Weiss
Janing
Laffin
Wagner
Kleine
Mohr
Besen
Borchardt
Pieritz
Lappnow
Kreis
Soare