Powered By Blogger

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Cemitério Luterano do Jaraguá 99





Jaraguá do Sul (SC): Os dois sínodos das igrejas protestantes - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Igreja Evangélica Luterana do Brasil - mantém unidas um cemitério que remonta os anos 30 do século XX.
À época, inclusive a escola atual Municipal Básica Professor Antonio Estanislau Ayroso - família de origem hispânica - era uma sociedade escolar particular, que havia sida funda no incio da primeira década daquele século pela comunidade Luterana no Brasil.
Passou o tempo, chegou as celebrações dos 500 anos da Reforma de Lutero, em 2017, e o local é um repositório de memória, parte da significativa do legado do monge católico e reformista, cujo cemitério representa o testemunho do movimento do protestantismo e associativista, que originou uma história de valor comunitário da sua gente.
O "Seu" Werner Rödel, traduz na sua simplicidade os cuidados, o respeito pela história e memória dos antigos moradores do lote 99 e seu entorno, ao conservar limpo e organizado esse ponto de referências familiar e reminiscências.
Ademir Pfiffer - Historiador

Nenhum comentário:

Postar um comentário