Powered By Blogger

sexta-feira, 3 de março de 2017

Deutsch Friedhof, em Araquari na terra da BMW - 01



Publicado em 28 de jul de 2013
Araquari [SC] - Deutsch Friedhof, na terra da BMW, vídeo 01. A história de Araquari de longa data foi marcada desde o século XIX pela presença da imigração e colonização alemã.
Para revelar que a cidade também tem uma identidade germânica, não foi difícil encontrar os testemunhos, como da arte cemiterial, localizados à margem da BR 101, na entrada da BR 280, trevo de aceso ao Vale do Itapocu [Guaramirim,Massaranduba, Schroeder, Jaraguá do Sul e Corupá].
O cemitério está em processo de apagamento e abandono, pois falta interesse dos familiares e do poder público, para se tornar um espaço de turismo cemiterial.
Com a chegada da montadora alemã da BMW, o Poder Público, poderá fazer importante parceria para revitalizar a história e a memória germânica do Município, que se encontra em processo de apagamento, como das demais culturas afrodescendente, lusa, açoriana, hispânica e indigina. 
Este vídeo revela a história que as novas gerações não conhecem e cabe ao Legislativo e ao Executivo, salvaguardar este patrimônio cemiterial representativo da história da cidade.
Ademir Pfiffer - Historiador

Nenhum comentário:

Postar um comentário