sexta-feira, 3 de março de 2017

Deutsch Friedhof, em Araquari na terra da BMW - 03



Publicado em 28 de jul de 2013
Araquari [SC] - Deutsch Friedhof, na terra da BMW, vídeo 03. O Município de Araquari, conhecido pela forte presença lusa, hispânica, açoriana e afrodescendentes, também foi permeada pela presença da etnia germânica, alemã e pomerana.
Portanto a identidade germânica faz parte do cenário da história da cidade, na região do Município na entrada do Itapocu, em direção ao Pólo de Desenvolvimento Regional, Jaraguá do Sul [SC].
Os testemunho materiais desta história estão localizados à margem da BR 101 [Rodovia Mario Covas], na entrada da BR 280 [Posto Maiochi], trevo de aceso ao Vale do Itapocu [Guaramirim,Massaranduba, Schroeder, Jaraguá do Sul e Corupá].
O cemitério está tomado pela mata e abandono, pois, há falta de interesse dos familiares e do Poder Público, agente facilitador das políticas públicas, em defesa da história da cidade.
Com a chegada da montadora alemã da BMW, o Poder Público, poderá fazer importante parceria para revitalizar a história e a memória germânica do Município, que se encontra em processo de apagamento, como as demais culturas, afrodescendente, lusa, açoriana, hispânica e indigina. 
Este vídeo revela a história que as novas gerações não conhecem e cabe ao Legislativo e ao Executivo, salvaguardar este patrimônio cemiterial representativo da história da cidade.
Ademir Pfiffer - Historiador

Nenhum comentário:

Postar um comentário